Loja Via Sol

VOCABULÁRIO CAMINHO DAS INDIAS

Depois de 203 capítulos, os personagens e a Cultura Indiana ficarão terão um lugar especial em nossa memória.
Começando por algumas palavras que já estão na boca de muitos brasileiros.

Aqui, o significado de algumas palavras e também dos nomes de alguns dos personagens.


ATCHÁ - expressão de satisfação
ATCHATCHATCHA - expressão que traduz muita satisfação
ARE BABA - é uma exclamação. Equivale a um “poxa!”, “ah, não!”
AREBAGUAMDI - Ai meu Deu, Deus do céu, Meu Deus…
ARTHA - bens materiais
BHAI (brai) - irmão
BHABI (brabi) – cunhada
BAGUAN - Deus
BAGUAN KELIE - por Deus! ô meu Deus!
BALDI ou PAPA – pai
BHAN (bran) – irmã
CHACHA (tchathca) - tio
CHACHI (tchatchi) – tia
CHUKRIÁ – obrigado
CHUPT KARO – ‘cale a boca’ ou ‘não diga nada’
DAKHO - veja, olhe, preste atenção, veja bem…
DADI - avó
DITERO BETI – Deus te abençoe, filho
DIDI - irmã mais velha
DIL - coração
DADA - avô
DJAN - querido, amado
DJAN. DJAN - vá... vá, vamos
FIRANGHI – estrangeira
GANDU - estúpido, pessoa de baixas qualidades ou que não tem controle de suas ações, só age por impulso.
HAM - sim
HUMARA (ramara) - nosso
HUM (ram) – nós
KAMA - prazer
KUTTA - cachorro
KITNA HAI (kitna re) - quanto custa
KYU (quiu) - por que
KYA HAAL HAI (quia rale) - como vai?
LADKA (lãrka) - menino
LADKI (lãrki) - menina
MAMI ou MAMADI – mãe
ME TUM SAY PYAR KARTI HU (mé tum se piar karte rum) - eu te amo
MERA - minha
NAHIN (narrin): não
PANI - água
SHUKRIYA (chucriá): obrigado
TERA - sua
THIK (tic): OK, sim
TCHALÔ - vamos!
ULU - pessoa estúpida, burra
ULUCAPATÁ - o maior de todos os burros! “grande senhor dos burros”, como traduzem os indianos


MEN TUNSYE BAHUT PYAR KARTA HUN (me tunse barrôt piar karta run) - eu tenho muito amor por você (no sentido de desejo).
MEN TUNYE BAHUT PREM HAI (me tunse barrôt prem ré) - é o amor divino, de devoção, é o dar sem cobrar.




RAJ (Rodrigo Lombardi): Rei, Príncipe
BAHUAN (Márcio Garcia): Aquele que tem boa memória
MAYA (Juliana Paes): Divindade da mata
SHANKAR (Lima Duarte): Orgulho
ANUSHA (Karina Ferrari): O que tem luz, aventureiro
ASHIMA (Mara Manzan): Sem limites, sem fronteiras
INDIRA (Eliane Giardini): Pura beleza
DEVA (Cacau Melo): Deusa dos deuses
KOCHI (Nívia Maria): Portal do mar
KOMAL (Ricardo Tozzi): Bonito, delicado, gentil
LAKSMI (Laura Cardoso): Boa sorte
SHANTI (Carolina Oliveira): Força
RANI (Brendha Haddad): Rainha
PANDIT (José de Abreu): Aquele que é conhecedor
SURYA – (Cléo Pires): Sol
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário