Aqui no Brasil, em geral, quem tem mais dinheiro, tem mais prestígio e um lugar melhor na escala social.
Na Índia, prevalece uma outra maneira de organizar a sociedade: o SISTEMA DE CASTAS.
Esse sistema não se utiliza do elemento dinheiro, mas de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais.
Segundo a explicação religiosa, as castas surgiram do corpo de Brahma:
A boca (Brahmin): representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços (Kshatriya): são os militares e os governantes;
As pernas (Vaishya): são os comerciantes e os agricultores;
Os pés (Shudra): são os artesãos, os operários e os camponeses.
Os dalits ou Intocáveis são os sem casta porque nasceram da poeira sob os pés de Brahma. Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres. Os dalits não podem beber água na mesma corrente dos demais, não lhes é permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivíduo pertencente a qualquer casta.
Luta contra o preconceito
Gandhi foi um dos que lutaram pela inclusão dos intocáveis. Ele próprio passou a lavar o seu e outros banheiros, numa atitude simbólica que tinha por finalidade demonstrar a igualdade entre os homens.
Acredita-se que as pessoas das três primeiras castas nasceram duas vezes e por isso são mais elevadas. O segundo nascimento representa a entrada no saber religioso: estuda-se os Vedas, aprende-se o sanskrito e se é iniciado nos rituais védicos. No caso das mulheres, o segundo nascimento só pode ser conquistado por meio do casamento.Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário